top of page

Modernidade

Por Wilson Lemes – Wilcontábil


O futebol moderno


Você já ouviu falar no futebol moderno? Essa expressão é utilizada constantemente para definir as mudanças que o esporte sofreu nos últimos anos, principalmente, no seu estilo de jogo e nas suas táticas.


Alguns momentos ficaram marcados por essas alterações, como a vitória da Alemanha sobre o Brasil na Copa de 2014 e a Era Guardiola no Barcelona, entre 2008 e 2012. Porém, esse conceito ultrapassa as quatro linhas e chega aos estádios, que evoluíram para arenas e são espaços de entretenimento.


O conceito de futebol moderno é malvisto pelos torcedores saudosistas, principalmente, pelas mudanças estruturais pelas quais o esporte passou. No Brasil, o ápice foi a Copa do Mundo de 2014, em que estádios tradicionais como o Maracanã e o Mineirão foram reformados. As antigas arquibancadas deram lugar às cadeiras e ao conforto.


Além disso, com as mudanças no estilo de jogo, os jogadores mais clássicos, que eram conhecidos pela sua habilidade fora de série, dão espaço aos polivalentes, que são capazes de desempenhar várias funções em campo.


A intenção desse Podcast não é falar sobre a modernidade no futebol, mas sua “influência em outros segmentos”, compartilho a ideia de que todo empresário e, responsáveis pela gestão de empresas, associações e instituições, devem estar preparados para “modernizar” seu negócio.


Campo de futebol
Wilcontábil

A modernidade

Uma análise sobre tarefas e produtividade de trabalho na modernidade


Atualmente no mundo corporativo se discute sobre eficiência e eficácia no trabalho. E dentro dessa discussão cabe a seguinte reflexão: “As horas de trabalho efetivamente desprendidas refletem o êxito nas tarefas desempenhadas?”.


A partir dessa reflexão, muitas empresas têm se empenhado em dar melhores condições técnicas e motivacionais aos seus colaboradores, claro que em contrapartida ter destes, a excelência na execução dos seus serviços.


Quanto isso, cabe-nos pensar que, tanto o empregador, quanto o colaborador tem por objetivo final lucro e remuneração. Por mais que gostamos de fazer um determinado trabalho, ou ter satisfação na realização de uma profissão, a motivação final é de ter “dinheiro no bolso”.


É por isso que na Inglaterra, “o mesmo país que criou futebol” tem se modernizado o conceito de horas trabalhadas semanais, reduzindo em um dia de trabalho, sem que haja é claro, redução salarial.


O que se constatou lá é que a produtividade aumentou, e os colaboradores estão mais satisfeitos com esta mudança.


Bom, talvez você como eu brasileiro, pode se fazer esta pergunta: “Mas aqui no Brasil isso daria certo?


Tenho acompanhado que algumas empresas, após o período da pandemia de COVID, mantiveram a iniciativa de trabalhos híbridos, e com isso, tem alcançado seus objetivos de produtividades. No momento isso é uma tendência segmentar, nos setores de serviços, tecnologia e informação. Mas certamente, outros setores podem se modernizar ao ponto de adotarem esse modelo, caso vejam resultados.


É nesse cenário que os empreendedores devem inovar e manter-se atualizados em seus segmentos e negócios. Pense nisso: “A modernidade no mundo empresarial é inevitável”.

Estejamos preparados!


Wilson Lemes

Wilcontábil – Soluções Contábeis para o Sucesso Empresarial

📞 Telefone: (11) 2758-0246

Comments


bottom of page